quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Saiba como surgiu os blogger's (blg ) no Brasil

Dado o atual auge deste formato de publicação na Internet, vamos falar um pouco dos blogs. O objetivo deste artigo é oferecer uma pequena introdução ao conceito de blog, para passar logo ao próximo .com a oferecer distintas maneiras para criar um blog e personalizá-lo.

Para começar vamos a dar uma definição do que é um blog através de um exemplo. Para isso, quero que pensem nos cadernos de bitácora dos barcos, neles se escreve dia a dia tudo o que sucede a bordo do navio. Bom, pois um blog é algo parecido, já que nasce com a idéia de escrever uma espécie de diário on-line. Este diário costuma ser pessoal, embora haja blogs nos quais participam várias pessoas ou uma comunidade inteira.

Os blogs são uma das formas de publicação da web 2.0, neste caso uma evolução do que eram antes as páginas pessoais. Com o passar do tempo sua aplicação e definição foi crescendo para outros campos como são as notícias, opiniões, etc.

Um blog se define como uma web que se atualiza de una forma periódica, onde cronologicamente vão aparecendo artigos de diversos tipos, desde opiniões a notícias, truques, receitas e em geral todo tipo de temáticas. Outra característica dos blogs é que os artigos publicados, que costumam se chamar "Post" (o plural seria posts), aparecem os mais novos primeiro na página. Ou seja, segundo se publica algo aparece no portal em primeiro lugar e à medida que se publicam novos artigos, se colocam os primeiros deslocando os mais antigos para baixo.

Habitualmente, cada blog está dedicado a uma temática em concreto, porém pode haver alguns de vários temas misturados (caso dos blogs pessoais).

História dos blog

Os blogs, foram vistos pela primeira vez em 1994, quando no Brasil muitos ainda nem sabiam o que era Internet. Na verdade, o que eles apontam que era um dos primeiros blogs, não consistia mais do que páginas pessoais, que não têm muito a ver com os blogs atuais.

De qualquer forma, o termo Weblog foi visto pela primeira vez em dezembro de 1997, acunhado por Jorn Barger. Depois disto se criou o termo blog (que vem da abreviação de Weblog), tanto como substantivo como verbo: bloguear (editar um blog ou postear, enviar um post a um blog). Também logo se começou a utilizar a palavra blogger, como a pessoa que edita um blog.

A popularização dos blogs surgiu sobre o ano de 1999 quando diversos websites em inglês começaram a oferecer serviços de criação e hospedagem para blogs, de modo que os usuários da Internet desejosos de se converter em bloggers, não tiveram que se ver com as complicações técnicas de criar sua própria infra-estrutura para a edição de blogs.

Porém, até o ano de 2002, o termo não passou de ser algo específico do meio da Internet para se introduzir na sociedade e ser inclusive objeto de pesquisa e fenômeno social.

Depois de uma pequena especificação sobre o que é um blog, passaremos a como podemos criar um, porém isto já será tratado no próximo manual de CriarWeb onde explicaremos tudo sobre o blog.

1º passo
Como criar um blogger

Existem várias formas para ter nosso próprio blog, apresentaremos agora um pequeno resumo destas e mais adiante passaremos a detalhar as mais importantes vias de criação de um blog. Agora as enumeraremos para que tenham uma idéia e possam ir vendo cada uma para assim poder escolher melhor a que mais gostem, interessem ou se adaptem a suas necessidades.

1) Criar nós mesmos uma página web

A primeira das opções que propomos para a criação de um blog é programá-lo nós mesmos, como se se tratasse de qualquer outra web. Ou seja, fazer nossa web desde zero, com qualquer tecnologia, como HTML, PHP, ASP, etc. Esta opção nos dará mais trabalho porque partiremos de zero, porém mais reconhecimento a nível pessoal, já que não haverá outro blog igual, e você mesmo colocará os limites. Através dos manuais de CriarWeb.com você poderá aprender todas as coisas necessárias para começar a criar uma página web.

Como podemos saber, existem diversos sistemas para criar blogs, que nos oferecem a estrutura necessária para publicar artigos, de modo que só tenhamos que nos preocupar pela redação e a publicação de conteúdos. Estamos criando uma série de artigos para explicar estas outras opções, que serão muito adequadas para grande parte dos futuros bloggers.

2) Utilizar web sites que oferecem serviços de criação de blogs

Por outro lado, você pode criar um blog a partir das páginas web que lhe dão esta opção. Estas webs lhe oferecem hosting para seus blogs, assim como planilhas de desenhos e completos sistemas de administração, para publicar os conteúdos. Existem tanto sistemas gratuitos quanto sistemas pagos.

Dentro destas páginas podemos citar as principais páginas escolhidas pelos usuários na hora de criar blogs a partir de planilhas pré-desenhadas:

  • Blogger: O serviço de Google para a criação de blogs
  • Wordpress: Um serviço de criação de blogs baseado possivelmente no melhor gerenciador de conteúdos para blogs.
  • CriarumBlog:Um site em português onde se pode criar um blog facilmente.
  • Guiarte.com: um website espanhol de viagens que permite criar blogs ou diários de viagens, com utilidades enfocadas a viajantes que querem publicar seus itinerários de viagens.
  • myspace: um site muito popular em inglês, e com versão em português, para criação de espaços pessoais e de comunidades.
  • xanga: Site popular em inglês para criar blogs, um dos pioneiros em oferecer o serviço.

3)Utilizar um CMS para a criação de um blog


Embora existam uma infinidade de páginas que nos possam ajudar a criar um blog em poucos passos e praticamente sem conhecimentos de programação web, também podemos ter a ajuda de sistemas CMS para criá-los, porém temos um artigo "Sistemas CMS para a criação de blogs", onde repassamos estes sistemas detalhadamente.

Quando você utiliza um CMS, geralmente tem que baixá-lo e instalá-lo em seu espaço de hosting em um servidor de internet. Logo, teria que configurá-lo e personalizá-lo, porém, este esforço tem várias vantagens. Primeiro, não depende de outros para a publicação de seus conteúdos e segundo, as possibilidades de personalização serão muito maiores. Também cabe destacar que ao publicar seu blog com um CMS não terá que criar a página desde zero, e sim aproveitará o esforço de outros desenvolvedores para colocar em andamento seu projeto com ferramentas de publicação avançadas.

Sistemas CMS para a criação de Blogs

Repassamos alguns dos sistemas disponíveis para a criação de blogs e os classificamos por tecnologias que usam.


Neste artigo vamos enumerar diversos sistemas CMS (content management system) para criar Web Logs (Blogs). Comentamos algumas de suas características, embora nos centralizemos em classificá-los pelas tecnologias que utilizam.

Os sistemas que comentamos são aplicações web que temos que baixar, instalar em nosso servidor e configurar segundo nossas necessidades. Dependendo de nossos conhecimentos ou as tecnologias com as que prefiramos trabalhar, escolheremos sistemas desenvolvidos em PHP, ASP, Java, Perl, .NET...

Todas estas aplicações têm duas partes. Uma para a administração do blog e outra para a parte visível pelos visitantes, ou seja, o blog propriamente dito.

Para criar um blog teríamos que instalar qualquer uma destas aplicações, entretanto se não nos animamos ou não nos atrevemos com isso, também podemos ir a algum site de blogs gratuitos como: Blogger, MySpace ou CriarumBlog. Nesses sites simplesmente temos que nos registrar.

As aplicações que destacamos são quase sempre gratuitas, embora haja algum caso de blog pago que assinalamos em último lugar.

Sistemas para Blogs em PHP

A maioria dos sistemas que encontramos para fazer blogs está programado com PHP. O banco de dados mais utilizado é MySQL, porém também há aplicações que suportam outros bancos de dados ou inclusive sistemas Blog que não fazem uso de um banco de dados.

Word Press
http://www.wordpress.org
É possivelmente um dos melhores sistemas gratuitos para fazer um Blog, em PHP w MySQL. É realmente o único que provei no momento de escrever este artigo. Posso dizer que é fácil de instalar e de personalizar.

bBlog
http://www.bblog.com/
Sistema para Blog realizado em PHP, totalmente gratuito. Usado em centenas de sites. Utiliza planilhas Smarty, que facilitam a personalização do desenho sem a necessidade de saber programar.

Simple PHP Blog
http://www.simplephpblog.com
Um sistema para fazer Blogs que tenta ser realmente simples de usar e bonito, porém sem grandes requerimentos. Simplesmente necessitaremos PHP 4, embora não faça uso de banco de dados.

DotClear
http://www.dotclear.net
Está realizado em Francês, embora tenha alguma tradução em inglês. Requer PHP e MySQL.

Serendipity
http://www.s9y.org/
Um sistema de Weblog implementado em PHP (compatível com versões 4 e 5), gratuito e Open Source. Suporta MySQL, PostgreSQL e SQLlite.

Wordsmith
http://sourceforge.net/projects/wordsmith
Outro sistema criado em PHP para a criação de Blogs. Gratuito e Open Source.

BLOG:CMS
http://blogcms.com/
Sistema criado em PHP (versão 4.0.6 ou superior, incluído PHP 5) e com banco de dados MySQL ou SQLite. Gratuito e de código livre.

Sistemas para criar blogs em ASP / .NET

Outros projetos que existem para criar blogs gratuitos em tecnologias de Microsoft como ASP ou .NET.

Ublog
http://www.uapplication.com/ublog
Sistema Blog criado com ASP. Contém versões para uso de MySQL ou Access. É gratuito, porém existe também uma versão paga em http://www.uapplication.com/ublogreload/index.asp.

bp blog
http://blog.betaparticle.com/
Programa realizado em ASP para a criação de blogs fácil de instalar. Requer IIS 4.0 ou superior, acesso de leitura e escritura ao sistema de arquivos (FSO) e MSXML.

FactoSystem
http://facto.sourceforge.net
Outro sistema Blog, completamente realizado utilizando ASP, compatível com Access ou SQL Server.

ASP simple Blog
http://www.8pixel.net/?pageID=420
Sistema gerenciador de blogs gratuito e pensado para uso pessoal. Programado em ASP, dispõe de características habituais como planilhas, calendário, rss...

PowerBlog
http://sourceforge.net/projects/pwrblog/
Aplicação de área de trabalho de Windows para criar blogs. Requer ter instalado o .NET Framework.

TriptychBlog
http://triptychstudios.net/TriptychBlog/
Outro sistema de Blog programado em ASP.NET.

Presstopia
http://presstopia.com
Aplicação que permite criar blogs, gratuita e de código aberto. Programada em ASP.NET.

Sistema blog desenvolvido em Java

Também existem Web Logs programados em Java. Destaco alguns, embora se possam encontrar outros na página http://java-source.net/open-source/bloggers.

blojsom
http://wiki.blojsom.com/wiki/display/blojsom/About%2Bblojsom
É um sistema criado em Java para a realização de blogs. Roda sobre Tomcat e utiliza planilhas Velocity. Tenta ser simples no desenho, porém potente na personalização por planilhas.

JSP Blog
http://sourceforge.net/projects/jspblog
Sistema Blog criado 100% em JSP. Criado em Apache Tomcat e banco de dados MySQL. Gratuito e código livre.

Sistemas Blog criados em Perl

Quase todos os hostings suportam programas CGI criados em Perl. Também se podem encontrar sistemas Blog interessantes no caso de nos inclinarmos por esta tecnologia.

Blosxom
http://www.blosxom.com/
Sistema criado em Perl (versão 4 ou, preferivelmente Perl 5). Tenta ser simples de uso e configuração.

greymatter
http://noahgrey.com/greysoft/
Sistema gratuito e de código aberto para fazer blogs. Requer suporte para Perl 5.

WebAPP
http://www.web-app.org
Sistema criado em Perl para criar portais e Blogs. Não faz uso de banco de dados, porém suporta as funções típicas de sistemas como Nuke.

Outros sistemas que não são gratuitos

Também se pode adquirir um software de criação de Blogs pago. A vantagem neste caso poderia ser que a empresa que o vende oferece suporte técnico a seus clientes. Comentamos este blog por ser bastante conhecido.

Movable Type
http://www.sixapart.com/movabletype/
Este sistema não é gratuito, embora tenha uma versão livre de uso (unicamente para blogs personais). Programado em PHP com suporte para vários bancos de dados.

Conclusão

Como se pode comprovar, existem muitas soluções diferentes que podemos adotar sem problemas. Esperamos que esta lista seja de utilidade para conhecer alguns deles.

Mais adiante esperamos publicar artigos para comentar mais especificamente alguns destes sistemas CMS para criar um blog.
Uma dica boa ( atualize seu blogger sempre valeu.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário